O que é Growth Hacking? Tudo o que você precisa saber.

Todos sabemos que o desejo de todas as empresas é crescer de forma rápida e constante, mas isso é possível ? E se sim, como se faz isso? O Growth Hacking é o termo bastante utilizando pelas startups (empresas que tem a inovação como foco) e é por causa dele que podemos ver o crescimento monstruoso de startups pelo mundo.


O que é Growth Hacking?


Growth hacking é um subcampo de marketing focado no crescimento de uma empresa, utilizando de um conjunto de habilidades interdisciplinares (digitais). O que o growth hacking faz é testar rapidamente ideias que possam melhorar a jornada do cliente, e replicar e dimensionar as ideias que funcionam, e modificar ou abandonar as que não trazem bons resultados, antes que seja investido recursos de forma desnecessária.

Começou em relação a startups que, como sabemos,precisam de um crescimento rápido em curto espaço de tempo e com orçamentos curtos, mas também atingiu empresas maiores.

Uma equipe de growth hacking é composta por profissionais de marketing, desenvolvedores, engenheiros e gerentes de produtos que se concentram especificamente em construir e engajar a base de usuários de um negócio, gerando principalmente receita por recorrência de clientes ou usuários.

O growth hacking não é apenas um processo para os profissionais de marketing. Pode ser aplicado ao desenvolvimento de produtos e à melhoria contínua dos produtos, bem como ao crescimento de uma base de clientes existente, e é igualmente útil para todos os tipos de profissionais, desde desenvolvedores de produtos, engenheiros, designers, vendedores, gerentes.

 

Competências dos profissionais de Growth Marketing;

Aqueles que são especializados em Growth Hacking usam vários tipos de técnicas de marketing e produtos para testar rapidamente cópias persuasivas, e-mail marketing, SEO e estratégias virais, entre outras ferramentas e técnicas, com o objetivo de aumentar as taxas de conversão e alcançar um rápido crescimento da base de clientes e/ou usuários. 

Alguns consideram o growth hacking uma parte do ecossistema de marketing online, já que em muitos casos esses profissionais estão usando técnicas como otimização de mecanismos de busca, análise de sites, marketing de conteúdo e testes A/B.

 

Como surgiu o termo Growth Hacking, e algumas de suas definições;

 

Sean Ellis cunhou o termo "Growth Hacking" em 2010. No post do blog, ele definiu um profissional de Growth Hacking como "uma pessoa cujo verdadeiro norte é o crescimento. Tudo o que eles fazem é examinado pelo seu potencial impacto no crescimento escalável." Andrew Chen introduziu o termo para um público mais amplo em um post no blog intitulado" Growth Hacker é o novo VP Marketing" no qual ele definiu o termo e usou a integração do Airbnb de curto prazo do Craigslist como exemplo, ele escreveu que os Growth Hackers "são um híbrido de marketing e codificador, aquele que olha para a questão tradicional de 'Como faço para obter clientes para o meu produto?' e respostas com testes A/B, landing pages, fator viral, entrega de e-mail e Gráfico Aberto". No livro "Growth Hacking", Chad Riddersen e Raymond Fong definem um Growth Hacker como "um marketing altamente engenhoso e criativo singularmente focado no crescimento de alta alavancagem".



Métodos do Growth Hacking;

Para combater a falta de dinheiro e experiência, Growth Hackers abordam o marketing com foco em inovação, escalabilidade e conectividade do usuário. O growth hacking não separa, no entanto, o design do produto e a eficácia do produto do marketing. Os hackers de crescimento constroem o crescimento potencial do produto, incluindo aquisição de usuários, on-boarding, monetização, retenção e viralidade, no próprio produto.  

A Fast Company usou a "Lista de Usuários Sugeridos" do Twitter como exemplo: "Este era o verdadeiro segredo do Twitter: ele construiu marketing no produto em vez de construir infraestrutura para fazer muito marketing". No entanto, o growth hacking nem sempre é gratuito. O TechCrunch compartilhou vários hacks de crescimento quase livres explicando que o growth hacking é marketing eficaz e não um pó mágico de marketing mítico.

O coração do Growth Hacking é o foco implacável no crescimento como a única métrica que realmente importa. Mark Zuckerberg tinha essa mentalidade enquanto crescia o Facebook. Embora os métodos exatos variem de empresa para empresa e de uma indústria para outra, o denominador comum é sempre o crescimento. As empresas que têm "crescimento hackeado" com sucesso geralmente têm um loop viral naturalmente incorporado em seu processo de onboarding. 

Os novos clientes normalmente ouvem sobre o produto ou serviço através de sua rede e, usando o produto ou serviço, compartilhem-no com suas conexões por sua vez. Esse ciclo de conscientização, uso e compartilhamento pode resultar em crescimento exponencial para a empresa. O growth hacking enquadra o processo de aquisição do usuário através da metáfora "Funil Pirata" (em suma, novos usuários fluem através de um funil de 6 estágios - consciência, aquisição, ativação, retenção, receita, referência), que recebeu seu nome da abreviação das seis primeiras letras ortográficas AAARRR (Aquisição, Ativação, Receita, Retenção, Recomendação). Otimizar rapidamente esse processo é um objetivo central de growth hacking, uma vez que tornar cada etapa do funil mais eficiente aumentará o número de usuários nas etapas mais vantajosas do funil.