O aplicativo chinês TikTok que nasceu em 2016 com o nome “Musical.ly” hoje domina os rankings das redes sociais mais utilizadas e traz um impacto significativo no mundo tecnológico atual e na cultura digital em geral.



É notória a influência que o “app vizinho” tem nas últimas gerações, ele conquistou a maioria com dancinhas fáceis e curtas, áudios de humor e músicas que alcançam um streaming mirabolante ao serem disparadas para uso em vídeos na plataforma. Em resumo, a rede moldou até a forma em que consumimos conteúdos na internet.



Nos dias atuais, o comportamento já é alterado pelo jeito que aprendemos a absorver o que passa nas telas dos nossos celulares. Faltam atenção e paciência nos usuários que buscam sempre por vídeos curtos e com tópicos que substituem qualquer raciocínio, ao não atender a estas questões, automaticamente o vídeo é “scrollado”, ou seja, arrastado para cima e substituído por outro que trará uma dose maior de entretenimento.

Quimicamente falando, são vídeos que nos enchem de dopamina que, inclusive, é o mesmo neurotransmissor liberado com o uso de drogas, trazendo o prazer momentâneo que muitos buscam.



Porém, nem só de consequências negativas o aplicativo vive (rsrs), atualmente houve uma gigantesca expansão da quantidade de criadores de conteúdo e alternativas para criação de vídeos de infinitas formas. As novas “trends” assumem como uma moda do momento, somos instruídos com novos estilos de roupas, danças, músicas, e até na culinária, humor, etc, pois nos espelhamos nos novos “influencers”, assim como fazíamos antigamente com as atrizes de novela, modelos em revistas e outros exemplos de profissões.



Agora falando no quesito financeiro, empresas e marcas já reconheceram o potencial do TikTok para alcançar públicos mais jovens e passaram a investir em campanhas de marketing na plataforma, isso fez com que o próprio app entendesse que também pode fazer com que trabalhem para ele! Hoje, o “TicoTeco” oferece oportunidades de monetização para criadores de conteúdo por meio de vídeos com mais de um minuto de duração, conforme o número de visualizações,  parcerias, anúncios e presentes virtuais, permitindo, então, que pessoas ganhem a vida criando conteúdo no aplicativo (seria essa a mais nova profissão?).



Recentemente houve um BOOM nas lives da rede, onde quem está gravando se veste de personagens, ou como é chamado NPC (“non-playable character”, algo como “personagem não jogável”, na tradução para o português) e pede por presentes aos espectadores. Em apenas algumas lives um influenciador chamado Felca arrecadou cerca de 31 mil reais, o mesmo divulgou estes dados e comunicou que doou essa quantia para instituições de caridade, demonstrando bem o tamanho potencial que o “TicTac” possui de alcançarmos um sucesso financeiramente através da plataforma.



Finalizando este artigo, é importante relembrar que apesar de todo hate que o aplicativo recebe, principalmente do governo norte americano (rsrs), ele continua sendo uma potência mundial e vem revolucionando o mercado digital. O TikTok tem um impacto profundo na cultura digital e no mundo tecnológico, influenciando desde como as pessoas criam, consomem e se inspiram num conteúdo, como interagem e até mesmo como as empresas se envolvem com seus clientes. Sua super ascensão mostra como as redes sociais e o marketing podem moldar nossa cultura e comportamento online, e como dito no título, dominar a internet!